Henry Jenkins é professor de Ciências Humanas e fundador e diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT – Massachusetts Institute of Technology, geek e aficcionado por comunicação nos diferentes meios de transmissão.

Em seu livro “Cultura da Convergencia” Jenkins explana sobre alguns cases de convergencia midiatica das últimas décadas. Se eu falei grego até agora vou resumir: Pegue os grandes fenomenos pop dos ultimos anos e tente entender porque eles são fenomenos: De Matrix a Harry Potter, passando por American Idol e Guerra nas Estrelas , todos são casos de sucesso pela intervenção do público. Deixamos de ser meros receptores para nos tornar produtores participativos não só nos programas televisivos mas tambem nos filmes, livros e cia. As novas midias permitem essa participação e no livro Jenkis mostra como!

De linguagem simples, referencias palpaveis (nada de referencias teoricas impossiveis ou cases internacionais incompreensiveis) o livro se mostra uma literatura agradavel a todos, não só profissionais de Comunicação, interessante ver como funciona o processo de produção de conteudo transmidiatico!

@irangiusti

Advertisements