Etiquetas

, , , ,

Você conhece Lady Gaga? Se tem menos de 25 anos sim, se estiver no mundo fashion, pop ou internetico com certeza.  

Se não  lá vai, Gaga é uma cantora norte – americana famosa por sua “montação” ou seja pelos figurinos exagerados e pelas músicas viciantes. Suas apresentações são tão extravagantes quanto suas coreografias e tem sido um exemplo de artista transmidiatica.

O termo transmidia vem aparecendo em inúmeros textos comunicacionais, trata-se de atividade que utilizam de mais de um veiculo de mídia para acontecer.

Importante lembrar também das discussões sobre o formato e a linguagem da internet, assim como se a web destruiria a Tv ou os livros.

Exemplifico um efeito de transmidia e de adaptação de linguagem com Gaga e os video-clipes, algo icônico dos anos 90 que tem perdido espaço, vide MTV que  retirou por alguns anos o Disk Mtv, programa em que se escolhiam os melhores clipes do dia e deu espaço a programas com conteúdo próprio. Nas mãos da cantora os semi esquecidos video-clipes ganha uma nova roupagem: vem em formato de curta-metragem, roteirizados, com diálogos, fotografia, figurinos e coreografias fantásticas e inúmeras referencias!  

Na integra com seus 9 minutos “Telephone” foi lançado primeiramente na internet, deve ganhar cortes para ser exibido na televisão assim como aconteceu com Paparazzi e vai dar o que falar como o imbatível Bad Romance! 

Em sumo Lady Gaga é hoje o maior exemplo de buzz , é sucesso pela ousadia, qualidade e tambem trabalho de marketing e principalmente do boca-boca internetico.

Esperemos para ver qual será o próximo passo, sei que linguagem de web é algo que tem sido testado constantemente e fico curioso para saber quando será estabelecido,  amo o twitter mas me recuso acreditar que a tendência dos processos comunicacionais sejam espremer conteudos em 140 caracteres!

Por hora vamos dançando e nos deliciando com Lady Gaga e buscando novas formas de nos reinventar!

@irangiusti