Etiquetas

, ,

Meu pai, o eterno companheiro da minha mãe debandou este final de semana para ir a Formula Indy, portanto, ficou ao meu cargo fazer companhia para a progenitora.

Como já tinha o sábado programado combinamos que almoçaríamos ou jantaríamos fora e iríamos ao teatro no domingo. Eu só não lembrava que uma ida ao teatro era tão complexa.

Primeiro: minha mãe não é o tipo de pessoa aberta a qualquer peça, eu curto bastante as produções da praça Roosevelt mas convenhamos não são as mais faceis né?

Em segundo lugar temos a questão financeira: produções que não possuem apoio como os do Sesc, Sesi, Centro Cultural Banco do Brasil ou são montadas na raça como as da Roosevelt acabam tendo seus ingressos custando entre 60 e 80 reais e 30 a 200 reais no caso dos musicais. O que convenhamos é um tanto quanto abusivo!

Mas ok, a 1ª questão é pessoal, a 2ª financeira. E por mais que tenha motivo para reclamar não tem muito o que fazer, agora a 3 questão é muito fácil de ser resolvida e eu definitivamente não entendo: FALTA DE CONTEÚDO SOBRE TEATRO.

Sério gente, existe uma quantidade enorme de gente que reclama que o teatro não tem visibilidade, que não tem o respeito ou o merecimento mas NÃO FALA OU ESCREVE SOBRE O TEATRO.

Já assisti as principais peças em cartaz, e quando joguei no twitter a pergunta os poucos replies de respostas me indicavam as mesmas peças que eu já tinha visto, as com elenco composto de globais, ou peças que possuem uma boa quantia para compra de midia em sua maioria.

Agora, cadê as resenhas das peças? Cadê os blogs sobre o assunto? As publicações off line? Em uma busca durante a tarde percorri os maiores portais de conteúdo e não achei um único espaço dedicado ao teatro: Uol, Terra, IG. O que ainda tem alguma coisa é o Uol que é perceiro da Folha (Ilustrada) e que como o Estadão (Caderno 2) e a Veja estadual (Sp e Rj) colocam apenas resenhas minimas.

Sei que tanto o Caderno 2 quanto a Ilustrada off-line possuem um dia da semana dedicado a longas resenhas ao teatro, danças e exposições, mas e os outros 6 dias? Colocar aquele textinho ajuda? Sim, mas porque não disponibilizar esse conteúdo online? Simples: Não dá dinheiro falar de teatro.

Ai entramos nos blogs e agendas eletrônicas, espaços “livres” e que não necessitam dinheiro que TAMBÉM IGNORAM O TEATRO:  Colherada Cultural, Omelete, Guia da Semana, Oba Oba ou Guidu apenas falam esporadicamente ou simplesmente não falam de teatro.   Eae gente, como proceder?

Então galera ai fica o pedido, vamos parar de ficar me mandando convite de protesto a favor da arte no Facebook e causando tumulto na paulista e vamos começar a escrever sobre teatro, acompanhar, tirar fotos, resenhar que você vai ver como vai dar certo, afinal peça boa é o que não falta!

