Etiquetas

, , , , , , , , ,

Estou para escrever esse post sobre moda para homens plus size há muito tempo mas nunca achei um forma de fazê-lo sem que parecesse uma coisa apenas para me promover vibe “look do dia” ou algo caga – regra, mas em várias pesquisas não encontrei nenhum conteúdo similar, apenas dicas generalistas e super entediantes.

Antes de entrar nas dicas vou contextualizar a minha relação moda x plus size: desde sempre fui gordo, com 1,76 variei entre os 89 e 125 kilos e desde sempre curto muito moda. De alguns meses pra cá resolvi entrar em uma dieta que já falei aqui e cheguei nos inéditos 83kg. A meta até o fim do ano são saudáveis 76kgs.

No inicio da restrita dieta eu pesava 101 kg e portanto para chegar no estimado devo somar 25kg perdidos e para minha surpresa todos ficam chocados quando falo desses números. Tal choque se da por dois motivos importantes: 1º, eu nunca fiz do sobrepeso o meu maior problema, obviamente nunca fui 100% feliz com o corpo mas até aí continuo insatisfeito e tenho que trabalhar bastante pra chegar próximo ao ideal assim como todo mundo né?

Em 2º, a partir de certa idade, 17, 18 anos talvez, passei a me aprofundar nas referencias fashion e ousar um pouco no guarda roupa, consequentemente descobrindo o que rolava ou não para o meu corpo.

Sou sim hipster e fashionista sem nenhum medo desses rótulos afinal se gostar de uma estética que envolva padronagens, peças vintages, um rock mais tranquilo e familiaridade com social mídia me faz hipster então sou com muito orgulho da mesma forma que acompanhar desfiles, colecionar referencias, dedicar uma parcela considerável do meu salário para roupas e não ter problema em usar alguns looks não tão comuns me faz fashionista.

Agora independente da estética que sigo (que são infinitamente mais que essas duas generalista que insistem em dividir a gente hoje em dia) o mais importante é celebrar o conforto🙂

Bom, depois dessa longa explicação vamos as dicas em si:

A geral do espelho

Nunca ignore o espelho, na ânsia de não ver o que não quer os gordinhos acabam perdendo o que tem de bacana e de identificar o que pode ser menos destacado. No meu caso sempre curti as pernas e os ombros. Meu maior problema como na maioria dos homens é a fatídica pança, vale notar que o bumbum gigante + quadril de família italiana não ajudava muito e de lado eu lembrava um S gigante, o que acredito eu não ser o formato de um ser humano hahaahha.

Depois dessa análise e identificação das partes do corpo que vale destacar anote o que não é indicado afinal achar coisas que não ficam boas é mais fácil do que as que ficam ótimas, as identificando já ajuda na busca do bom.

Comece pelos tecidos

Nunca fiquei confortável com tecidos muito fininhos ou transparentes, sintéticos não ajudam muito pois são muito quentes e a não ser que tenham um tratamento especial como pecas para pratica de esporte não recomendo. Linho, lã e algodão quando bem trabalhados são seus melhores amigos. Não manja de tecido? É só pegar: o tecido é molinho e confortável sem ser transparente ou marcando muito como no caso da calça de moletom pode levar! Essa dica serve também pro jeans, entre suas mil variações o que importa é a elasticidade, deu uma puxadinha e rolou pode provar.

Calças

Ah o grande debate das calças – todos dizem que devem ser retas e escuras. Desculpe-me os especialistas de moda mas não dá, na busca de deixar o gordo invisível essa técnica deixa o corpo quadrado e super feio, recomendo apenas para os que usam mais de 52 e tem um formato semelhante ao do Jô Soares que reparem usa calcas retas mas super bem ajustadas.O ideal é as que afunilam nas pernas como as do Leo Jaime, notem a diferença entre as duas fotos.

Calça reta :(

Sempre usei 3 variações da peça:

– A skinny , não hiper coladas mas com bastante elasticidade e canelas mais ajustadas, encontradas na Siberian, Richards, Yatchsman, Triton, Forum e se ser sorte na Redley.  Das populares: Renner em primeiro seguido da Riachuelo e C&A.

– Sociais, mesmo usando pouquicimo tenho algumas, principalmente as clássicas cargos que sao 90% das vezes retas e compradas nos mesmos lugares.

– Por fim as tão criticadas saruel: em geral as pessoas detestam e sao realmente mais complicadas de usar, tenho 4: 2 justas que repito são carregadas de elasticidade e de saruel tem apenas o cós mais baixo e 2 hiper bag do João Pimenta que na época fazia as pecas sem muitos cortes onde a calca era basicamente um peca na frente e uma atras sem bolsos, fechos ou zipers, apenas um cordão na cintura.

Obviamente as bags me deixavam mais cheinho mas o tecido leve ajudava e o fator sair do que todo mundo usa compensa.

Tchau bolsos

Os bolsos só servem para dar mais volume, se recheados então lembram um tumor; Evito ao máximo e se não consigo escapar escolho os menores, aqueles no joelho ou atrás quase na coxa de tão baixo são proibidos.

Os aparatos: livros, iPod, chave, carteira sempre na mochila, não curte? Pastas de couro ou eco sacolas então. Pochetes mesmo hora ou outra ensaiando uma volta em versões revisitadas infelizmente não rola (acho que sou um dos poucos que simpatizam ainda com a pochete mas com o nosso corpo não da mesmo).

Pernas de fora

Sou o eterno defensor do mini shorts masculino e demorei muito para assumi-los. Para mim valoriza absurdamnete o gordinho que ao invés daquela massa disforme de tecido mostra um pouco de pele sem contar que os mais cheiozinhos tem pelo menos batatas da perna mais definida e com mais sorte até belas coxas. Se não curte super mini ok mas não abdique dos shorts mas evite os que ultrapassam um palmo do joelho para não acabar atarracado.

Quanto mais curto o shorts maior o cano do tênis ou a meia que o acompanha. Coturnos e botas liberados para shorts no ou acima do joelho. Evite ao máximo bolsos nas peças, e como nas calcas, os do bumbum muito embaixo e próximos ao joelho são proibidos. Se for esportistas ou curtir usar camisas de time o tecido do shorts e o calçado na mesma linha (esporte) nada de camisa com shorts cargo e sandália.

Bermudas

Olha não sou muito a favor da bermuda no dia a dia mas se usada deve vir acompanhada de chinelo, sandália, mocassins e no máximo um tênis flap para bermuda social ou all star para casuais ou seja, nenhum tênis minimamente alto.

Bermudas de praia são para ser usadas na praia mas se um dia ensolarado na cidade pedir uma, opte por pecas da Osklen, Reserva, Redley ou Lacoste que contam com os melhores modelos. Infelizmente as lojas populares não dominam os tecidos de moda praia então invista em uma dessas marcas.

Camisetas

A alegria pros gordinhos são as camisetas até pela facilidade, tendo o tamanho na loja é difícil errar.

Aposte nas gola V e Canoa (aquela vibe Cazuza). A Redley conta com uma linha de golas quadradas que são incríveis também.

Quanto mais estruturado o tecido melhor porque marca menos os pneus. Na hora da compra fique atento a linha dos ombros e comprimento da camiseta, para os modelos mais escuros e estampado quanto mais cumpridos melhor, chagando na metade do bumbum mais ou menos, especialistas de moda não recomendam mas acho que nas condições citadas funcionam para alongar o corpo: Hering, Sergio k e american aperrel possuem essas camisetas longas,

Já as versões polo devem ser ajustadas em uma costureira ou na própria loja pois são na maioria das vezes longas e muito pesadas para os gordinhos acaba colando no corpo, o ideal é que tenham ate um palmo fechado abaixo cintura ou no meio do zíper da calca.

Quanto as pecas manga longas são muito recomendas mas para mim deixa todo gordo parecido com o Faustão😦

Quer mostrar amor pelo time sem só usar camiseta de tecido artificial? A maioria dos clubes conta agora com lojas próprias então vale a busca pelas camisetas de algodão e principalmente das charmosas peças com carinha de anos 50.

Estampas e cores claras não são proibidas, o mundo da moda insiste em apagar o gordo, obviamente peças mais escuras afinam a silhueta mas pelo amor de deus viver de preto e azul marinho é muita tristeza então não tenha medo das estampas se estiverem no tecido certo!

Se não quer fazer cosplay de Bruno Astuto ou Alcione nunca chegue perto de uma Bata, não tem forma, não tem tecido e você vai sempre lembrar alguém que trabalhar em um centro de ubanda (que adoro, looks incríveis, mas não é para todos)

Camisas

Segue exatamente a regra da camiseta: tamanho correto, linhas dos ombros e comprimento ajustados.

As flaneladas são perfeitas para gordos, alem de possibilitar o uso de padronagem (para os mais medrosos) pode ser usada fechada ou sobre uma outra camiseta.

Ah sobreposição quando bem feita ajuda bastante mas é raro porque nesse calor brasileiro não rola 3 ou 4 peças né?

Acho que no geral é isso qualquer dúvida é só perguntar e saia da caretice do escuro e reto!