Etiquetas

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Muito se fala sobre a zona sul do Rio de Janeiro, se você já foi a cidade provavelmente conheceu a parte fervo composta por Copacabana, Ipanema,  Leblon e adjacências e está certíssimo, essa parte da cidade é uma delicia e é onde se concentra o Rio mais famoso mas existem muitos mais destinos na cidade e sempre que puder vale explorar, gosto muito do eixo Jardim Botânico e Gávea também na Zona Sul então resolvi fazer o mini guia da região.

Pra começar o dia muito bem não tem outro lugar se não o Parque Lage, antiga fazenda com arquitetura inglesa o parque conta com espaços de exposição (bem modestas mas incrivelmente charmosas) um mini aquário e principalmente um delicioso café da manhã servido no prédio principal, chegue cedo porque lota de turista, se não me engano começa a ser servido as 9 am mas vale conferir a onde você estiver hospedado. 

Parque laje por @jzambom: R. Jardim Botânico, 414  |  (21) 3257-1800

Parque lage por @jzambom: R. Jardim Botânico, 414 | (21) 3257-1800

Café da manhã tomado é só caminhar até o Jardim Botânico, pra quem curte natureza rola passear por pelo menos umas 4 horas pelos 134 hectares que compõe o espaço que além do arboredo (6 reais para visita) conta com o Museu do meio ambiente de entrada franca. São duas entradas pela Rua Jardim Botânico a nº 1008 com estacionamento e bicicletário e a nº 920 sem estacionamento.

Cansou de tanta natureza? Bem são várias as opções: gosto em especial da dobradinha livraria Ponte de Tábuas, que conta com um café delicia e boa programação cultural seguida pela vizinha Sorveteria Mil Frutas, famosa pelos sorvetes natuais que mais parecem cremes.

Livraria Ponde de tábuas: Rua Jardim Botânico, 585, esquina com J.J. Seabra (onde se localiza a sorveteria Mil Frutas)

Livraria Ponde de tábuas: Rua Jardim Botânico, 585, esquina com J.J. Seabra (onde se localiza a sorveteria Mil Frutas)

Pedindo um help para os amigos cariocas, o Alexandre Rosas recomendou o Planetário da Gávea na Rua vice governador Rubens Berardo  nº100 e o pouco conhecido Parque da Cidade na estrada para Santa Marinha nº 505. Não conheci ainda mas confio nas dicas do rapaz.

Quem comer ou tomar uma cervejinha em meio a isso tudo? O clássico carioca Boteco Belmonte é a pedida com bons pratos, petiscos e em especial salgados, são no total 7 unidades e a do Botânico fica também na Rua Jardim Botânico nº 617.

Todo mundo critica muito um hábito paulistano que tenho de ir a shoppings quando estou viajando, principalmente porque sou um defensor ferrenho do comércio de rua e odeio ir aos shoppings em São Paulo, porém sou um apaixonado por moda e ir ao local acaba sendo uma forma de ver o que é tendencia naquela cidade, o Rio conta com uma vantagens a mais: muitas das minhas lojas masculinas preferidas são de lá como a Redley, Reserva e a Osklen e geralmente as peças são bem mais em conta do que em SP (principalmente no carnaval e ano novo em que rolam as liquidações), por isso se quiser ir a um shopping na região pode passar no Shopping da Gávea que além de boas lojas conta com um teatro e boas salas de cinema. Outra dica para os shoppings é ir as lojas chamadas fast fashion como C&A, Renner e Riachuelo porque contam com peças diferentes das daqui, no sul por exemplo os casacos, coletes e calças são boas pedidas enquanto no Rio shorts, bermudas e regatas são abundantes, em geral também mais baratos.

Finalizando o passeio diurno não pode deixar de ir ao Instituto Moreira SallesO espaço está no meu top 5 lugares preferidos da cidade, com uma arquitetura incrível, paisagismo e mural do Burle Marx. Da última vez que fui vi a impecável exposição do William Kentridge que fica em cartaz até o dia 17 de fevereiro (no fim do ano vem para Pinacoteca do Estado de São Paulo). Não esquece de tomar um lanche no charmoso café.

A @maridipilla minha musa dos museus no Instituto Moreira Salles na Rua Marques de São Vicente, nº 476 (21) 32847400

A @maridipilla minha musa dos museus no Instituto Moreira Salles na Rua Marques de São Vicente, nº 476 (21) 32847400

Atenção: para chegar tanto no Shopping Gávea quanto no Instituto Moreira Salles é preciso pegar um ônibus ou taxi (que custa no máximo 10 reais).

Se ainda tem pique pra encarar a noite o eixo conta com o chamado Baixo Gávea, reduto boêmio cheio de bares e restaurantes, a a dica do Alexandre é o famoso Bar Hipodromo, mas vale explorar que o que não falta é opção.

Bar hipodromo -: Rua José Roberto Macedo Soares, nº 04

Bar hipodromo -: Rua José Roberto Macedo Soares, nº 04

Gostou ou sentiu falta de algo? Só comentar que resolvemos isso 🙂

Advertisements